Sim, a década acaba em 2009

314 visita(s) | 30.12.2009 | 11h35 | Por Marlos Ápyus |
2,00 | PéssimoRuimMédioBomÓtimo
Loading ... Loading ...

Como era de se esperar, já surgem os comentários daqueles que entendem que a década só concluir-se-á em 31 de dezembro de 2010. Confesso que também pertencia a este time há até bem pouco. Afinal, após tanto tempo reclamando daqueles que comemoraram a virada do milênio na noite de 31 de dezembro de 1999, não esperava eu que o erro se repetisse dez anos depois. Mas há mais mistérios entre o 31 de dezembro e o primeiro de janeiro do que desconfia nossa vã filosofia.

Sim, foi na Wikipedia. E se você é do time que não leva a sério nada do que vem de lá, eu só tenho uma palavra para você: melhore. Porque há tempos que se entende que os erros contidos lá, se comparados ao volume de acertos, se tratam de raras exceções. Diferente do comportamento regrado daqueles que os encontram e que, em vez de corrigi-los, preferem amplificá-los. Hoje, perto do volume de informação contido na Wikipedia, ter uma enciclopédia física em casa faz quase tanto sentido quanto ter toda uma coleção de MP3 salva em disquete. Mas a qualidade também conta, de tal forma que o trabalho dos milhares de revisores espalhados em todo o mundo deveria ser minimamente respeitado. Ou ao menos contar mais que os palpites do seu amigo que adora arrotar verdades no Twitter.

Pois bem… Está lá na versão gringa (muito mais completa e monitorada que a versão portuguesa): década de 10, de 20, de 30, de 40… Todas começando no zero e concluindo no nove. Mas, então, por que há tanta gente por aí reclamando ao mundo o quão acham estúpidos todos nós que comemoraremos a virada da década amanhã?

Porque usam a lógica dos séculos e dos milênios. A que diz que não tivemos nem ano, século ou milênio zero. E que por isso os períodos de cem e mil anos só viram com a conclusão de um novo “ano zero”. Mas aí mesmo está a dica para se entender e os reclamistas não sacaram: existe dédaca zero. Estamos numa delas há quase dez anos. Se era para vigorar a mesma lógica, era para todos eles estarem desde 2001 dizendo ao mundo que vivemos na década de 10 (assim como já estamos no terceiro milênio e no século XXI). Ou na 201ª década. Ou década CCI. Mas esqueceram, né?

Sim, não houve ano zero. O que nos faz entender que os primeiros “anos zero” só foram nove (de 1 a 9 d.C.). Mas o que esperar de um calendário que coloca como ano zero (ou um) o nascimento de uma criança que, na ocasião, já possuía 6 anos de praia? Até porque tudo não passa de uma convenção (bem boba até) em conseqüência do fato de possuirmos dez dedos nas mãos. Tivéssemos apenas oito, comemoraríamos efusivamente a virada das “óctadas”. Logicamente, não é o caso.

Fato é que décadas, séculos e milênios vão muito além de números zeros na folhinha do calendário. O vigésimo século começou em 1914 e concluiu-se em 1989. O terceiro milênio começou em 11 de setembro de 2001. A década de 90, pelo menos para o rock brasileiro, só nasceu quando quatro raimundos foram para um puteiro em João Pessoa descobrir que a vida era boa. E concluiu-se quando Anna Júlia estava com um cara, um alguém sem carinho, que foi sempre um espinho dentro do meu coração.

A atual década brasileira politicamente só começou em 27 de outubro de 2002 quando Lula se elegeu presidente da nação. E só deve concluir-se em primeiro de janeiro de 2011 quando passar a faixa ao seu sucessor. Mas nada disso me impedirá de na noite de amanhã comemorar a superação dos “anos zero”. Os anos da guerra contra o terror, do aquecimento global, da crise do crédito, do avanço chinês, de Schumacher, de Usain Bolt, dos joelhos de Ronaldo, dos super maiôs, do Socialismo do Século XXI, e, mais do que nunca, da internet.

Que venham, então, os anos dez.

Posts Relacionados:

  1. Devemos as olimpíadas a Lula? Resposta: sim
  2. O rapto do Roberto Bezerra e a execução do traficante
  3. A culpa de Galvão na má fama de Rubinho
  4. Muito cuidado com teorias conspiratórias
  5. Marolinha ou não?

17 Respostas to “Sim, a década acaba em 2009”

  1. Aldo Garcez disse:

    Pois é… ganhei uma aposta !!! :D RT @apyus Pois é… A década realmente acaba amanhã: http://is.gd/5GFgV

  2. Tim Kawasaki disse:

    RT @apyus Pois é… A década realmente acaba amanhã: http://is.gd/5GFgV /// Discordo. Mas vou comemorar o fim da "década" assim mesmo.

  3. RT @apyus: Pois é… A década realmente acaba amanhã: http://is.gd/5GFgV

  4. Ulisses Adirt disse:

    Não, não acaba. Lamento, mas, por mais importante que ela seja, a Wiki ainda erra e bastante. Ela e seus revisores seguem muito o conhecimento popular. Recomendo esse link sobre o assunto: http://www.idelberavelar.com/archives/2008/01/por_que_eu_nao_recomendo_a_wikipedia.php

    Já sobre o fim da década, fique com esse daqui: http://incautosdoontem.opsblog.org/2009/12/30/ainda-vai-demorar-para-esta-decada-acabar/

    Abraços.

  5. Marlos Ápyus disse:

    Bom… Repetindo-me: é uma convenção. O próprio link que você passou cita num P.S. que podemos considerar qualquer período de dez anos como uma década. E o que o senso comum chama de década remete às dezenas dos anos em que vivemos. Pela sua lógica, Ulisses, os anos 70 duraram de 1961 a 1970. E estaríamos nas 201ª década desde 2001. Você pode chamar assim se quiser, mas é incomum, poucos entenderão, diferente de 3º milênio e século XXI que são termos que todos compreendem. Sobre isto, indico um link da Wikipedia em inglês, principalmente o terceiro parágrafo: http://en.wikipedia.org/wiki/Decade

    O Idelber aponta suas críticas à Wikipedia em português, e até assume que a Wikipedia em inglês é melhor. Não é melhor. É MUITO melhor. Basta comparar o link que passei acima com sua versão em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada

    Mas mesmo assim não há nenhum estudo do Idelber a respeito do tema. É apenas mais um achismo dele que qualquer coisa. Contudo, acho válidas as críticas à maneira como os brasileiros (e portugueses?) têm administrado nossa versão desta enciclopédia.

    Voltando ao tema, interessante notar o verbete sobre a tal primeira década. E sim, ela só durou nove anos: http://en.wikipedia.org/wiki/0s

    Respeito sua assinatura de historiador. Mas ciência é feita de pontos de vista distintos. E a verdade é temporariamente encontrada quando pesamos todas as opiniões. Até que as opiniões mudem e a balança comece a pender para o outro lado. Não é caso (ainda). É a sua opinião contra a de “milhares de revisores”. Se quiser, você pode usá-la para chamar os que discordam de ti de idiota, como muitos têm feito e você tem reverberado. A década acaba sim amanhã. Pelo menos na convenção que uso no meu dia-dia. Ou melhor: na convenção que a maior parte do mundo usa. Ano que vem você faz sua festa. Longe dos idiotas.

  6. Ulisses Adirt disse:

    Para começar, Ápyus, obrigado. É ótimo poder debater desta maneira, realmente argumentando e trocando ideias. É uma delícia. Obrigado mesmo. Agora, vamos à defesa. :-)

    Não se esqueça que não é apenas porque faz parte do senso comum, não é apenas pq utilizam dessa forma na maior parte do tempo que está correto. Ou eu poderia falar que aprendi Astronomia ‘através’ dos livros. A maioria das pessoas fala assim, o senso comum convencionou utilizar a palavra ‘através’ desse modo, mas não está correto. Não atravessei nenhum livro para aprender Astronomia. Claro que a regra pode vir a mudar no futuro por conta do uso popular, mas como escritor/professor/acadêmico prefiro utilizar a norma culta até que mudem as regras.

    Quanto a entender de que espaço tempo se está falando quando se usa 3º milênio e/ou século XXI, tb tenho de discordar. A maior parte das pessoas nem imagina do que se está falando. Erram a torto e a direito, tal qual fazem com os decênios. Vejo isso em sala de aula, salas de professores ou em meus outros empregos (saberem que eu sou historiador, dá nisso. Vivem falando de séculos para mim…).

    Sobre a Wikipédia, saiba que gosto bastante dela (principalmente em inglês, claro). Mesmo assim, nunca aceito a palavra de apenas uma fonte. E, sobre o trecho que vc me indicou, a Wiki diz “However, contrary to practices in referencing centuries, ordinal references to decades are quite uncommon.”. O uso das décadas como eu classifico é incomum, não errado. Para falar a verdade, é incomum para a maior parte dos leigos, mas é o mais usual entre os cientistas que trabalham frequentemente com datas, os historiadores. Divulgar os saberes utilizados pelos cientistas costuma ser bastante benéfico para todos – por isso o faço.

    Por fim, quero bater firme em uma correção. Todas as outras podem ficar no inconclusivo campo da troca de ideias, mas esta, acho importante não deixar de pé. Aproveitei todo este espaço para conversar sobre um assunto que me interessa, mas não quero que um ponto da minha fala fique mal esclarecido: não chamei ninguém de idiota (citei um autor que gosto muito e que acabou por utilizar o termo). Quis passar um conhecimento para os meus leitores, pq o acho interessante e considero importante passar para outros o que aprendi estudando sobre alguns assuntos. O termo mais pesado que usei foi chamar de “ignorante” quem não utiliza a palavra década como eu. Não só usei a palavra para fazer a piadinha de fechamento do texto, como, tb, ela não é ofensiva. Ignorante é quem ignora, é quem desconhece algo. Quem não fala dos decênios da maneira que eu falo ignora o modo como os cientistas o fazem, simples assim.

    Agora, quanto a festejar a virada da década… é só uma data. Prefiro participar da festa deste ano e da festa do próximo. :-)

    P.S.: Perdoe-me a fala enorme… só gosto mesmo do assunto…

  7. Marlos Ápyus disse:

    Antes que eu esqueça, adorei seu avatar. É o Ulisses no do Malvados, né?

    Fica frio que eu é que agradeço sua participação aqui. Na verdade, meu último parágrafo é que foi meio idiota. Deixei nele uma brecha de indelicadeza que podia fazer com descambássemos para sopapos desnecessários, e você elevou o nível. Muito bom.

    E ficou tudo mais claro quando você diferenciou “incomum” de “errado”. Consigo concordar com tudo que você escreveu. Menos com o PS. Porque falas enormes quando acrescentam informações são sempre bem vindas e não precisa você pedir perdão nenhum.

    Abraços.

  8. @patricksilva hehehehehe já discutimos isso, mas leia aqui tb: http://www.apyus.com/sim-a-decada-acaba-em-2009/

  9. Patrick Silva disse:

    O século 20 começa em 1914 para Eric Hobsbawm e ele dá um motivo ideológico para tal. Não tem nada a ver com as datas.

    Mas enfim… Seu argumento continua errado. Década 0 e “Anos 0″ são coisas diferentes. Não existe década 0. A primeira década do mundo foi a década 1. Entretanto, podemos chamar aquela década de “Anos 0″. Do mesmo jeito, podemos chamar a década de 2001 a 2010 de anos 0 do século xxi .

  10. @herdeirodocaos década é diferente de século e milênio… http://bit.ly/8bIlCi

  11. LAri disse:

    Texto confuso da porra!

  12. @pedroneschling Irritada com o povo das déc e fui pesquisar. 1ª http://migre.me/fu7Shttp://migre.me/fu8e Mostre para os arrogantes!

  13. existe dédaca zero. Estamos numa delas há quase dez anos. http://snipurl.com/tzgs0

  14. Sim, a década acaba em 2009 « Ápyus http://bit.ly/6Snnu8

  15. Sim, a década acaba em 2009 « Ápyus [del.icio… http://goo.gl/fb/b2Hp #ReadBlog #nsfw #simdécadaacaba2009ápyus

  16. Sim, a década acaba em 2009 http://bit.ly/8RP8Qx

  17. Jamil da silva disse:

    Se formos contar ano a ano, a 201ª década dC ou, a 1ª do séc. XX dC, findará no final deste ano de 2010.Todavia concordo em que as expressões “década de dez” e “anos-dez” compreendam o decênio com início em 2010 e fim em 2019. Quem assim fala, logicamente, não leva em conta a exatidão matemática. Apenas assinala um conjunto de fatos dentro de um período. Além disto o expressionismo do zero é muito forte quando se quer denotar renovação ou reinício.

    Agora uma questão sobre o zero: Se o dia tem 24 horas, por que contamos só até a 23ª ?

Deixe uma resposta