facebook
Ir para o conteúdo

Com folga, Brasil fica em último em ranking com PIBs de 31 economias

A Austin Rating fez um levantamento com os resultados já conhecidos do PIB de 31 economias do mundo. E o Brasil, com larga folga, ficou em último lugar, ao apresentar um tombo de 5,4% do primeiro trimestre de 2016 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Grécia e Rússia, com queda de 1,2%, dividem o segunda lugar deste ranking negativo, com a diferença de que a primeira vem prometendo um crescimento de 1,4% para este ano, contra uma recessão de 1,8% da segunda. Taiwan completa o time das quatro nações que viram seus produtos internos brutos reduzirem de tamanho.

Do lado positivo, a lista é liderada por Filipinas e China, com crescimento próximo dos 7%. Peru, único vizinho na lista, aparece na quarta posição, com o PIB evoluindo 4,4%. Na América Latina, ainda destaca-se o México, na décima posição, com 2,6% de aumento. Os Estados Unidos estão na 13ª posição, com 2%.

Contudo, o Brasil deve apresentar leve melhoras, ainda que dentro de resultados pífios, em futuros levantamentos. Na verdade, já apresenta. No trimestre anterior, a queda do PIB nacional estava em 5,9% ao comparar-se com o mesmo período de um ano antes. E, se as reformas na mira de Temer de fato vingarem, não será estranho o acentuamento desta curva.

Curtiu o texto? Contribua com o crowdfunding (financiamento coletivo) do autor e/ou siga-o no Twitter e Facebook.