facebook
Ir para o conteúdo

Os Jogos Olímpicos que não ocorreram: Sapporo, Japão, 1940, edição de inverno

Seria a quinta edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, uma iniciativa que ganhou corpo curiosamente quando cancelaram as Olimpíadas de 1916 em decorrência da Primeira Grande Guerra. A exemplo dos “jogos de verão” da década que se iniciaria, havia sido agendada para o Japão, mas na cidade de Sapporo. Contudo, com o início da Segunda Guerra Sino-Japonesa em 1937, o evento buscaria uma nova sede.
A primeira tentativa seria São Maurício, uma cidade na Suíça que sediara os jogos em 1928. Mas divergências com o Comitê Olímpico local faria o COI ativar o plano C: Garmisch-Partenkirchen, a mesma sede da quarta edição do evento, na Alemanha.
A história provaria que mais uma vez a organização teria um azar daqueles, uma vez que, apenas três meses depois, os alemães invadiriam a Polônia dando início à Segunda Guerra Mundial.
O evento só voltaria a se realizar em 1948, justamente na Suíça, que não se envolveria militarmente no conflito, mas apenas diplomaticamente. E São Maurício novamente receberia a competição.
Quanto a Sapporo, teria essa honra apenas em 1972, curiosamente, no mesmo ano em que a Alemanha, já sem nazistas, mas dividida pela Guerra Fria, voltaria a hospedar atletas do mundo todo, ainda que para protagonizar um dos momentos mais dramáticos da história do esporte.
Esse texto é o terceiro de uma série de cinco postagens sobre os Jogos Olímpicos que foram cancelados. terça-feira será publicado o quarto capítulo: Londres, Reino Unido, 1944. Para ler o segundo capítulo, clique aqui.

Curtiu o texto? Contribua com o crowdfunding (financiamento coletivo) do autor e/ou siga-o no Twitter e Facebook.