facebook
Ir para o conteúdo

Os Jogos Olímpicos que não ocorreram: Tóquio, Japão, 1940

O Comitê Olímpico Internacional não estava com a mão boa. Depois de escolher Berlim para sede dos jogos de 1916 e ter que cancelá-los, achou que seria justo dar uma segunda chance à Alemanha 20 anos depois, mas veria Adolf Hitler fazer da competição um palanque nazista.
Talvez por isso, levar o evento para longe da tensão ocidental poderia ser a solução, e, em 1936, Tóquio seria anunciada como a primeira capital do oriente a receber os Jogos Olímpicos.
Um ano depois, no entanto, o que era anunciado como incidentes isolados com a China vira finalmente guerra declarada pelo Japão. Um conflito que obrigaria a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial após o ataque a Pearl Harbor em 1941, e só se concluiria com a explosão de duas bombas atômicas, não sem antes o império japonês enfrentar também a União Soviética e o Reino Unido.

Poste dos Jogos Olímpicos de 1940
Autor: Wada Sanzō

O COI tentou agir rápido e, uma vez declarada a Segunda Guerra Sino-Japonesa em 1937, mudou os jogos para Helsinki, Finlândia, que também tinha sido derrotada por Tóquio junto com Barcelona e Roma. Mas, com a invasão da Polônia pelos nazistas em 1939, cancelou em definitivo a realização da 12ª edição dos Jogos Olímpicos, que só ocorreriam em 1952, na capital finlandesa.
Em 1938, o Japão, mesmo em conflito, ainda tentava convencer o COI de que conseguiria sediar a competição, mas os militares japoneses pressionavam a organização para que construíssem tudo em madeira, uma vez que a guerra demandava todos os metais que o país conseguia trabalhar.
Kōichi Kido, membro do Império que participaria da rendição japonesa em 1945, anunciou a desistência japonesa com as seguintes aspas: “Quando a paz reinar novamente no Extremo Oriente, poderemos finalmente convidar os Jogos para Tóquio e aproveitar essa oportunidade para provar às pessoas do mundo o verdadeiro espírito japonês.” Isso aconteceria somente em 1964.
Esse texto é o segundo de uma série de cinco postagens sobre os Jogos Olímpicos que foram cancelados. Segunda-feira será publicado o terceiro capítulo: Sapporo, Japão, 1940, edição de inverno. Para ler o primeiro capítulo, clique aqui.

Curtiu o texto? Contribua com o crowdfunding (financiamento coletivo) do autor e/ou siga-o no Twitter e Facebook.