facebook
Ir para o conteúdo

Se Lula lidera os cenários do primeiro turno, Aécio lidera os do segundo

Se a pesquisa CNT/MDA olha apenas para o primeiro turno, Lula lidera isolado os dois cenários testados com 22% e 22,3%. Quando o candidato tucano é Geraldo Alckmin, Marina Silva vai ao segundo turno no lugar do PSDB, e Michel Temer passa a empatar com Jair Bolsonaro em 6,2%. Contudo, estes são superados por Ciro Gomes, ainda que por diferença mínima.

Mas a coisa muda bastante de figura ao se testar seis cenários distintos para segundo turno. Destes, Aécio lidera as três disputas das quais participa, ainda que esbarre em Lula e Marina na margem de erro de 2,2%. Marina é a única a vencer Lula com boa folga. E Michel Temer não teria hoje a capacidade de derrotar ninguém, mas empataria no limite da mesma margem de erro com o petista.

A leitura mais honesta que se faz da situação é que tudo segue indefinido. O problema é que, com tantas denúncias atingindo o PT ao ponto de o partido ser afastado da Presidência da República, é assustador que ainda demonstre alguma força política, mesmo que aos cuidados de Lula.

Curtiu o texto? Contribua com o crowdfunding (financiamento coletivo) do autor e/ou siga-o no Twitter e Facebook.